O que é e como evitar o overselling?

No mercado de hoje, pode-se encontrar de tudo. E quando falo de tudo, refiro-me a alojamento. Mas há que saber distinguir o bom alojamento do alojamento de “brincar”. E o que quero eu dizer com alojamento de “brincar”? Este tipo de empresa alojamento é aquele que tem os servidor localizados nos arredores de Nova Iorque, e que comprou uma conta de revenda a uma empresa duvidosa qualquer. Assim sendo, se algo acontecer às contas de alojamento, não há forma de remediar, porque a empresa que vendeu a revenda deixa de existir e fica toda a gente sem acesso a nada. Claro que estou a falar em situações hipotéticas.

O que é overselling?

No mundo do alojamento, os webmasters referem-se a overselling quando as empresas oferecem algo que não pode ser oferecido ou que não tem capacidade de oferecer. Por exemplo, é impossível uma empresa vender 350gb de espaço em disco e tráfego ilimitado. Engano-me, possível é, mas o espaço real e o tráfego real está muito longe disso, isso porque se chegarmos a metade do espaço em disco, a empresa vai acabar por nos cortar o serviço. E isto porquê? Porque não têm infraestruturas para suportar o nosso website, devido às suas políticas de venderem o que não têm.

Como evitar o overselling?

Quando olha para um plano de alojamento e vê números muito acima da média, não pense que é milagre. Pense antes que alguém está a vender-lhe algo impossível de ser vendido. Um plano normal de alojamento (adequado para iniciantes) tem em média 500mb de espaço e 50gb de tráfego. Isto é o comum nas empresas de alojamento, pelo menos portuguesas. Mas existem empresas (de “brincar”) que dizem oferecer tráfego ilimitado. Tráfego ilimitado não existe. O que a empresa poderá fazer é nao contabilizar o tráfego, suspendo-lhe o serviço quando achar que está a consumir muitos recursos.

O que acontece se consumir demasiados recursos?

Uma empresa de alojamento tem sempre acesso às estatísticas dos seus clientes e podem ver quais as contas que estão a abusar do sistema e poderão sempre cancela-la alegando que o cliente não geriu bem os recursos, fazendo uma utilização excessiva dos mesmos. Geralmente nas condições dessas empresas tem uma clausula semelhante a: “O tráfego e o espaço em disco deverão ser utilizados racionalmente.”. Isto quer dizer que se não forem, a conta é cancelada, por vezes sem aviso prévio.

Sou vítima de overselling. E agora?

Se acha que está a pagar por um serviço fantasma, existe pouco a fazer, mas tente realizar um backup o mais rapidamente possível e passar para uma nova empresa, em condições. Se a sua conta na empresa foi apagada, entre em contacto com o suporte e caso nada se resolva, vá espalhando a palavra, com artigos em blogs, comentários em foruns, etc. Infelizmente existe muitos oversellers “grandes” a nível internacional, e nada pode ser feitos contra eles, pois são imunes a todas essas tentativas de denegrir a sua imagem.

O que acha do overselling? Acha que é uma prática legítima no ponto de vista de consumidor e/ou vendedor?

Comments 4

  1. Celso Azevedo disse:

    Bem, eu não tenho muita experiência neste ramo, mas vou dar a minha opinião.
    A 2 meses comprei um plano de alojamento na ptwebserv.net e até agora não tenho nada de mal a dizer… pena que os planos não são muito flexíveis… comprei um alojamento com 500mb e 10gb de tráfego por 28€ e ainda tive o domínio gratuito. Até que pode ser caro, mas têm um bom suporte.
    Acho que não devemos de comprar “coisas” fora de Portugal. 1º porque não conhecemos a empresa e 2º no caso de existir problemas a comunicação entre o cliente/empresa pode ser mais complicado.

  2. Paulo Roberto disse:

    Não podemos nem devemos generalizar as empresas que fazem overselling como sendo “empresas de brincas”. Cada caso é um caso.
    Dando apenas um exemplo (existem vários), a HostGator é uma empresa de overselling, no entanto não é de perto nem de longe uma “empresa de brincar”, antes pelo contrário o seu serviço é excelente e são bastantes profissionais. Nas 3 vezes que tive lá conta nunca tive um único problema.

    Cumps.

  3. Mix_93 disse:

    Para mim este assunto é fácil, só trabalho com os melhores, e claro se de possível em mercado nacional, e mais importante que tudo que me possam prestar o serviço que compro e não prometer isto ou aquilo.

  4. Diogo Pinto disse:

    Celso,

    Posso identificar a PTWEBSERV como uma das melhores SP’s a nivel nacional, pelo menos a meu ver. Recomendo essa empresa, e os preços estão bons, visto que incluem um domínio e tráfego nacional!

    Paulo,

    Sim, existe uma diferença entre esses dois (empresas de brincar e oversellers), foi uma lacuna minha, obrigado pela correcção. Terei de ter mais atenção no futuro.

    Mix_93,

    Algumas vezes é cometido overselling em terreno nacional, mas como dizes trabalhar com os melhores, dão outro tipo de segurança! 😉

    Cumprimentos

Comments are closed.