Guia completo de como vender um website

Fazer dinheiro com um website não implica apenas ganhar dinheiro através da publicidade que lá colocamos. A venda de websites pode ser uma boa forma para ganhar dinheiro na internet, desde que bem explorada e desde que seja feita com inteligência. O objectivo não é perdermos dinheiro, mas sim ganhar e multiplicar por 10x (por vezes muito mais) o investimento inicial. Existem muitos factores a ter em conta e vai ser isso mesmo que irei ter em conta neste artigo. Nota: neste artigo irei focar-me na venda de websites e não de domínios. Irei demonstrar a minha técnica, é normal que existam leitores que enverdem por outros caminhos.

Antes de vender o website

A venda de um website é irreversível e não pode deve ser cancelada à última da hora. Antes de colocar o seu website à venda faça uma questão a si mesmo: “Será isto mesmo que eu quero?”. A resposta a esta questão pode determinar se realmente a venda do website deverá proceder ou não. Caso não esteja certo relativamente à venda do seu website não opte por fazê-lo, o arrependimento poderá vir a ser muito.

NÃO coloque um aviso no seu website acerca da venda

Se realmente está interessado em prosseguir com a venda do website, então deixo um conselho: não coloque um aviso (seja de que maneira for) acerca da venda do seu website no seu website. Isto vai levar os seus leitores e visitantes a deixaram de visitar o site e vai começar a cair em descrédito em futuros projectos. Faça a venda em locais discretos e onde existam potenciais compradores (lista em baixo) e não o faça directamente no seu website.

Factores a ter em conta que poderão valorizar o seu website

  • Idade e qualidade do domínio;
  • Quantidade de visitas diárias e percentagem de visitas orgânicas;
  • Pagerank do domínio (não é muito importante, mas poderá valorizar muito, dependendo do comprador);
  • Receitas obtidas mensalmente no blog;
  • Idade do website, que é diferente da idade do domínio;
  • Quantidade de referências noutros websites;
  • Dinheiro investido em publicidade noutros websites e dinheiro investido inicialmente em domínio e alojamento;
  • Posição no google e outros motores de busca para determinadas palavras chave;
  • Número de visitantes “fieis”, ou seja, que visitam o website regularmente (no caso de um blog, são os leitores).

Estes são os principais factores que poderão influenciar o preço de venda de um website e deverão ser explorados e calculados devidamente, para não perdermos dinheiro nenhum e para não ficarmos com o site estagnado por estarmos a pedir um valor demasiado alto.

Como calcular o valor do website

Não se baseie num valor dado por uma ferramenta online. Os valor não correspondem à realidade e podem fazer com que perca dinheiro com a venda. Deixo em baixo um guia passo a passo de como vender um blog com valores realistas e justos, tanto para o comprador como para o vendedor, para que ninguém saia prejudicado.
Primeiro, multiplique os seus rendimentos mensais pela idade do domínio, em meses. Imaginemos que faz 100$ com o seu blog mensalmente e este possui oito meses, o valor que irá ser obtido será 800$. Se apostou muito em publicidade em diversos websites, divida o valor total por dois e adicione ao valor obtido anteriormente. Se gastei no total 300$, adiciona 150$ aos 800$ que tinha, ficando com um valor de 950$. Agora pegue no número de visitas diárias que obtém. Se forem menores que 1000 visitantes, divida por dois e adicione esse valor ao valor que tinha. Se for maior que 1000, divida por três ou quatro e adicione esse valor ao que tinha. Se o pagerank for maior que cinco, adicione 50$ por cada nível superior (PR5 +50$, PR6, +100$, etc). Em baixo ficamos com um exemplor prático de como poderá fazer as contas.

O blog do Mário tem 1700 visitantes por dia, tem um pagerank 4, o domínio do seu blog tem dois anos, faz 300$ todos os meses e no total ele investiu 400$ de publicidade em diversos websites. Por quanto deverá ele vender o seu blog?
(1700/4) + (300×24) + (400/2) = 7825$
Se o Mário pretender uma venda rápida do seu website, poderá retirar o valor das visitas ou da publicidade investida.

Pode parecer um método confuso e complexo, mas acima de tudo é justo para o comprador e para o vendedor, que não deve querer perder dinheiro nenhum na venda do seu website. Este valor refere-se ao preço de venda imediata, para um leilão deverá dividir este valor por três e começar por aí a base das licitações.

Onde vender o seu blog

Agora vem a parte mais complicada, que é encontrar o local ideal para a venda do seu website. Isto porque só tem interesse colocar um website num local com o destaque merecido e onde os potenciais compradores sejam os suficientes para causar disputa entre os compradores. Deixo em baixo uma lista que pode ser interessante para o mercado português e estrangeiro. Nota: recomendo que websites portugueses sejam apenas vendidos em websites portugueses!

  • Mais Tráfego – A quantidade de utilizadores é cada vez maior e a venda de websites torna-se cada vez mais comum por entre os utilizadores deste forum. Os preços aqui praticados ainda são baixos mas no entanto muitos sérios comerciantes costumar lá passar varias vezes e mostrar interesse nos websites para venda.
  • Mercado Blogger – O Mário do MuioMuio teve esta excelente ideia de criar um website (feito em wordpress) onde é possível, além de outras coisas, comprar e vender websites. Julgo que poderá dar um bom destaque ao website, visto que este website é neste momento algo único em Portugal.
  • Digital Point – Apenas para venda de websites a estrangeiros. O movimento deste website é incrível e posso dizer que no total, em venda de websites e domínios, já fiz mais de 200$ neste forum. Recomendo imenso para pequenos/grandes websites, visto ter um enorme movimento.

Dou assim por terminado este post que criei para todos os webmasters poderem vender os seus websites a preços justos e saber onde os vender. Se acham que falta algum website com relevância para a lista sugiro que me ajudem e me coloquem um comentário com a dica.

Fica uma pergunta aos utilizadores: estou a ponderar oferecer uns domínios como prémios aqui no blog. O que acham da ideia? Seriam capazes de concorrer ao prémio?

Comments 9

  1. Paulo Roberto disse:

    Artigo muito bom!
    Já agora, tem um email.

  2. Mix_93 disse:

    Bom, artigo, muito bem formado.

  3. Celso Azevedo disse:

    Olá,
    um bom post para quem quer vender o seu site. Acho que quem quer vender um site, além dos sites indicados, podia passar pela techzonept.com . Existe lá uma área de vendas (visível apenas a power members).

    Quanto aos domínios, penso que seria uma boa ideia. Podia fazer um concurso que seja para oferecer um alojamento + domínio, mas isso já não sou eu que decide. 😉

  4. Diogo Pinto disse:

    Caro Paulo,
    Obrigado pelo comentário, já respondi para o e-mail.

    Caro Mix,
    Muito obrigado pelo comentário e pelo elogio.

    Caro Celso,
    O alojamento será algo a pensar, realmente poderá atraír mais utilizadores mas terei de ver junto a empresas que possam patrocinar esse alojamento! Acho que já sei com quem poderei falar. 😉

    Cumprimentos

  5. Nelson disse:

    Bom artigo sim senhor.
    A fórmula pode é não se aplicar a todos os casos mas é um ponto de partida.
    Quando ao concurso venha ele.

  6. Miguel disse:

    Para começar acho que os dominios são uma grande ideia

  7. Diogo Pinto disse:

    Caros Nelson e Miguel,

    Pensarei então numa estratégia de levar isto para a frente!
    Sugestões são aceites! 😉

    Cumprimentos

  8. anny disse:

    Sou nova no ramo, gostei do comentário, e do concurso tb

  9. carlos disse:

    gostaria de saber quanto eu conseguiria vender esse meu site

Comments are closed.