Google Analytics vs Awstats – Qual o vencedor?

Quem utiliza estas duas ferramentas para medir o tráfego nos seus websites nota grandes diferenças no número de visitantes. E isto porquê? Porque o Analytics e Awstats, têm formas diferentes de medir os visitantes (sendo muitas vezes os números dados pelo Awstats muito maiores), mas tudo tem uma explicação. Está tudo na base do funcionamento destes dois sistemas, que quando utilizados em simultaneo, dão uma ideia mais realista do tráfego.

Prós e contras do Google Analytics

Esta plataforma, criada pelo Google, tem um pequeno problema para webmasters iniciados: a confusão que pode ser a plataforma. Os gráficos gerados, o aspecto gráfico, fica tudo muito engraçado à primeira vista, mas quando abrimos a plataforma não temos logo acesso aos dados. Este é um contra que na minha opinião, faz com que não seja muito adepto deste programa. Por outro lado, este programa faz algo que o Awstats não faz, que é não contar os bots que visitam o site, porque estes não conseguem correr o código fornecido. Mas como os bots, alguns utilizadores não possuem o javascript activo, o que faz com que muitas visitas não sejam contabilizadas. O Analytics tem também outras características, que lhe dão pontos de vantagem, como o tempo de estadia no site, taxa de retorno, etc.

Prós e contras do Awstats

O que eu gosto muito nesta plataforma é a opção “Update Now” e o seu aspecto gráfico simples, que me dá acesso directo às estatísticas que necessito. Basta-me abrir a plataforma a partir do cpanel e confronto-me logo com aquilo que preciso de saber, ao contrário do que acontece com o Analytics. Mas um contra são as características que o Analytics tem e este não, algumas informações relevantes. Ao contrário do que acontece no Google Analytics, as visitas são todas contabilizadas, e isto inclui bots e spiders. Isto poderá criar uma ilusão das visitas no website. Uma excelente característica é o facto de não precisarmos de incluir qualquer código nas páginas.

Afinal, qual deles ganha?

Não há vencedor, nem perdedor. Ambas as plataformas têm as suas características, mais úteis/amigáveis para umas pessoas, menos úteis/amigáveis para outras. O que recomendo é uma utilização em simultâneo desta plataforma, para obtenção de melhores estatísticas. Pessoalmente, como já puderam reparar, prefiro o Awstats, mas cada pessoa tem os seus critérios de avaliação!

E o leitor? Qual a plataforma que prefere?

Comments 3

  1. Diogo Pinto disse:

    Também concordo, awstats na minha opinião é superior a analytics.

  2. Paulo Roberto disse:

    Google Analytics ! 🙂

Comments are closed.