Formulário de contacto para wordpress

Todos os blogs em wordpress necessitam de um formulário de contacto. Nem todos, mas maior parte. O problema é que existem muitos plugins capazes de cumprir com esta função, sendo poucos os quais em que deposito a minha total confiança. O que utilizo neste blog é o Contact Form 7 e vai ser esse plugin que vou aprofundar neste post. Irei explicar como funciona e como é configurado. Deixo também uma lista de prós e contras na utilização deste plugin.

A instalação

A instalação deste plugin é igual à instalação de outro plugin qualquer. Faz-se upload para a pasta wp-content/plugins da pasta contact-form-7.  No painel de administração do wordpress activa-se o plugin.

A configuração dos campos

Para configurar o plugin dirija-se, no painel de administração a: Gerir -> Contact Form 7. Já vem um formulário de raíz colocado na linguagem do wordpress, e esse já está pronto a ser utilizado. Mas caso queira criar mais campos clique no botão “Gerar Tag” por baixo do campo de texto. Configure o campo como quiser e copie o código gerado. Na caixa de texto onde tem já os campos criados originalmente adicione algo como:

<p>O texto a aparecer antes do campo<br />
[Cole o código gerado, sem as chavetas] </p>

Ao criar campos pode escolher se esse é obrigatório ou não, e não se esqueça de que sempre que mudar as opções de um campo de voltar a colar o código. Ou seja, os campos não se actualizam automaticamente, é preciso substitui-los na caixa de texto.

A configuração do envio do e-mail

Na secção “Mail” escolha o mail para que vai enviar. Para receber no seu e-mail um campo preenchido num formulário, tem de ir ao código que preencheu em cima e copiar o nome do campo. Se criou um campo de email com o nome teste o código para adicionar o campo é:

[email teste]

Para que o que foi preenchido nesse campo aparecer no e-mail que vai ser enviado para si, coloque na parte pretendida na secção “Mail” o código:

[teste]

Se no formulário for pedido o e-mail e for preenchido com teste@dominio.com então no seu e-mail irá receber esse e-mail no campo de assunto ou de texto, conforme preencheu na secção “Mail”

Após tudo concluído clique em “Salvar Configurações”.

A configuração da página do formulário

Copie o código gerado após salvar o formulário que se encontra no topo da página. Vá então a Escrever -> Página. Cole na página o código gerado e publique a página! O formulário está, então, pronto a funcionar!

Este é o primeiro de muitos tutoriais de configuração de plugins em wordpress. Eu acho que wordpress é a plataforma ideal para quase todo o tipo de websites e por isso mesmo vai ser a plataforma mais desenvolvida aqui no blog Recriar a Web!

Comments 5

  1. Mini Jornal disse:

    Sim senhor. Estás a começar um site/blog agradavel tanto de conteúdo como de theme escolhido.

    😉

  2. admin disse:

    Muito obrigado pelo comentário e pelo elogio!

    Cumprimentos

  3. Celso Azevedo disse:

    Olá! Bom tópico. Estas no bom caminho.
    Vi nos teus “objectivos” alterar o tema. Este fica muito bem…
    Só uma pequena chamada de atenção: Coloca os links para temas ou plugins 😉

    cumprimentos

  4. Diogo Pinto disse:

    Caro Celso, muito obrigado pelo comentário. As suas sugestões foram registadas! E fico feliz por ter gostado do tema, embora este se possa encontrar na internet por 75$.

    Cumprimentos

Comments are closed.