Consequências de um dia sem artigos

Os leitores mais atentos, quase de certeza que notaram a falta de artigos no Sábado. O que eu quis fazer, foi um teste, para ver quais as consequências, na prática, de um dia sem artigos colocados no blog. No futuro, poderão haver dias em que não tenha tempo para colocar artigos diariamente e por isso mesmo quis testar o que seria provável de acontecer. Os resultados não foram muito bons.

Os resultados práticos

Já tinha conseguido atingir uma média de 200 visitantes diários. Por pena minha, esse número reduziu-se quase a 50% para 115 leitores. Isto fez-me ver que muitos leitores que tenho vêm dos leitores de feeds e e-mail. Foi uma queda muito grande, especialmente porque o blog se encontra nas primeiras semanas de vida, sendo este um período muito frágil. Como nem tudo é mau, acabei por ganhar uns leitores de RSS Feeds.

As causas

As causas desta queda de visitas, mas aumento dos leitores via RSS, podem dever-se a várias coisas, entre elas:

  • Dia sem artigos;
  • Ser fim de semana.

Estas são as principais causas que poderão ter levado ao decréscimo das visitas. Mas o importante neste momento é continuar com os artigos e ver a quantidade de visitas num dia com um artigo, mas sendo domingo. Irei fazer também este teste num dia da semana.

Como evitar a queda de visitas

Se realmente a queda das visitas se dever à falta de artigos, então o melhor é, nos dias em que não tiver disponibilidade, criar um artigo e configurar o wordpress para o colocar no dia seguinte, ou num dia em que não possa escrever. Isto poderá amortizar as consequências de um dia sem escrita.

E o leitor? No seu blog, quais as consequências de um dia sem artigos?

Comments 5

  1. Hiper disse:

    Pessoalmente creio que um dia sem artigos leva imediatamente a uma redução do número de visitas, no teu caso, que escreves vários posts por dia essa quebra será muito mais acentuada, como os quase 50% demonstraram. No entanto sou da opinião que para escrever que se escreva algo de interessante e por isso prefiro por vezes não escrever no meu do que escrever apenas para marcar o ponto. (Mas eu também não sou nenhum bom exemplo).

    Mais importante do que escrever todos os dias, é escrever segundo a “rotina” do blog, por exemplo sei que em semanas de jogos de futebol da nossa liga, às quintas feiras recebo um grande número de visitas porque vai tudo à procura da “lista de lesionados e suspensos” para essa jornada por causa da liga record, se não colocar a lista nesse dia, vou de certeza perder estas visitas periódicas.

    No entanto o teu blog é diferente do meu, eu sou um pouco mais generalista e por isso não tenho um grupo fiel de seguidores diários, mas antes um punhado de leitores semanais, que sabem que a “x” dia têm um artigo que lhes interessa particularmente.

  2. Celso Azevedo disse:

    Eu tento colocar sempre qualquer coisa… normalmente tenho sempre algum post para quando nao tenho tempo para criar um…

  3. Pedro disse:

    No meu blog isso não se nota muito…
    Até que agora com a escola não actualizo todos os dias….

    Mas durante as férias fiz todos os dias um artigo e parece-me ter dado resultados….
    (Agora o crescimento estagnou….)

  4. Nelson disse:

    Tudo depende das situações.
    Já tive dias em que perdia muitos visitantes e outros em que as visitas se mantinham.

  5. Luiz carlos disse:

    nao sou perito no assunto meu site e iniciante e ainda tem 50 visitantes por dia,mas venho percebendo que os dias que nao coloco nenhum post as visitas caem serca de 50 por cento.

Comments are closed.