Como se destacar com um blog de vídeos – Parte 2

Nesta segunda parte da saga “Como se destacar com um blog de vídeos” (podem ver aqui a primeira parte) vou-me focar mais na configuração da plataforma e nos plugin wordpress a utilizar. Recomendo que vejam este post sobre as 8 razões para escolher wordpress. Para se destacar com um blog de vídeos é necessário marcar pela diferença, mas para marcar a diferença, precisamos de um blog apelativo e bem estruturado. É na estruturação do blog que irei apostar neste artigo.

Divisão de categorias e secções

Um blog pode ser simples ao ponto de não conter categorias e conter todos os videos misturados. Mas qual a vantagem desse método? Em nada facilita a navegação do leitor pelo conteúdo oferecido, o que acaba por fazer um potencial visualizador de videos fechar a página. Se não consegue encontrar aquilo que procura o que adianta procurar e procurar? A divisão dos blogs por categorias é uma técnica que atrai muitos visualizadores que preferem um determinado tipo de video. Quando ouço elogios acerca do meu blog de videos, o Vídeos Loucos, muitos são referentes à divisão do website e da sua organização em termos de navegação. Isto permite a qualquer utilizador dividir o conteúdo como prefere, ou seja, visualizar por categorias.

Colocação de videos em resoluções mais elevadas

Isto gera polémica pois há quem pense que a qualidade dos videos diminui imenso. Mas como eu prefiro marcar pela diferença, no meu blog decidi apostar em resoluções mais elevadas. Isto porque dá muito mais realce aos videos e como os videos mais recentes do youtube e metacafe já contêm uma melhor resolução o que faz com que a qualidade apresentada seja razoável. Qualquer visitante ao entrar no meu blog (e noutros semelhantes) é logo captado pelos videos e pode passar uma boa quantidade de tempo no blog.

Que plugins utilizar para wordpress

Isto já vai depender do gosto de cada um, mas antes de ser mais específico, recomendo que utilize estes todos (5 plugins essenciais para wordpress) mais os que vou enunciar em baixo. Claro que pode optar pelos plugins que prefere, pois como já disse, isto depende do gosto de cada um.

  • Viper’s Video Quicktags – Maneira simples e rápida de colocar um video no seu blog. Coloca um simples ícone no seu painel de administração onde apenas tem de colocar um link para um video. O painel de configuração deste plugin é muito bom pois pode mudar-se a resolução (o tamanho) de todos os vídeos sem ser necessária a edição manual.
  • WP-PostRatings – Adiciona um sistema de votação que poderá ser utilizado como sistema de votação de videos. É muito bom para definir o melhor video do seu blog pois inclui funções para mostra dos melhores videos (melhores votados) e mais votados.

São estes os plugins que considero obrigatórios para qualquer blog de videos. Caso ache que falta algum essencial utilize o sistema de comentários para me notificar.

E por enquanto fica completa esta segunda parte do conjunto de posts acerca de blogs de videos. Estou aberto a quaisquer sugestões, portanto fico à espera destas mesmas!