Como escolher o nicho certo?

Quando se quer começar a escrever na internet, recomendo que se faça com algo que se esteja à vontade. Ou seja, convém escrevermos com algo a que tenhamos contacto diariamente, ou com algo que sabemos dominar. Isto porque só vamos atraír leitores se escrevermos informação correcta e credível, caso contrário, só temos a perder! E como escolher o nicho certo? É o que vou tentar indicar neste artigo.

Escolher algo com que temos contacto frequentemente

Se estou num curso de Desporto, dúvido que a minha profissão vá ser professor de História. Isto também se aplica na internet. Eu apenas devo escrever sobre algo que sei. Ao começar este blog, escrevi uma lista de tópicos que me sentia à vontade a falar, por isso mesmo comecei a escrever sobre webmastering. Deste modo posso ensinar (e também aprende) acerca deste assunto.
Pensem no vosso dia a dia e escrevam sobre algo que se passe nele. Se são dentistas, um blog de dentistas, se são apostadores, um blog de apostas, se são desportistas um blog de desporto. Tenham cuidado para evitar a saturação de assuntos tratados.

Os nichos que desaconselho

Como disse no tópico superior, temos de evitar a saturação de assuntos tratados. Já existem muitos blogs a falarem do mesmo assunto e vou tentar resumir numa lista os conteúdos a evitar:

  • Tecnologia e Gadgets;
  • Mulheres;
  • Desporto;
  • Ganhar dinheiro (não confundir com webmastering);
  • Geral (onde se fala de tudo) [não pode bem ser considerado um nicho].

Só recomendo que abordem estes nichos se realmente perceberem do que falem e se tiverem algo a mostrar aos vossos visitantes. Caso contrário os vossos leitores poderão aperceber-se que é apenas mais um blog e excluiram da lista de websites a visitar.

Os nichos que aconselho

Esta é uma lista um pouco mais complicada de elaborar, especialmente porque se existem bons a serem explorados, não se deve desperdiçar essa oportunidade. Mas no entanto vou divulgar uma lista de assuntos que gostaria de ver mais abordado na internet, em português:

  • WebDesign;
  • Programação;
  • Novas iniciativas em Portugal.

Se acham que se sentem à vontade com este tipo de nichos, então do que estão à espera? Pode ser a vossa oportunidade de criarem uma audiência e quem sabe, ganhar dinheiro à custa da Internet.

Este post irá continuar no futuro, e vou criar uma nova categoria onde irei colocar uma nova lista de assuntos que gostaria de ver abordados na internet, para os leitores terem a oportunidade de criar um novo projecto, caso tenham falta de ideias.

Comments 5

  1. Mix_93 disse:

    Nunca há um nicho mau, pode é haver um nicho com menos lucro ou mais explorado, mas a verdade é que em todos os nichos há sub-nichos, e por vezes esses sub-nichos, fazem fortunas ou inovações na área.

  2. Diogo Pinto disse:

    Exactamente mix, não digo que existe um nicho mau, mas a saturação de websites acerca de um certo nicho não é bom: não há tantos leitores, não há tantos ganhos, etc. E quanto a esses sub-nichos, ao fim ao cabo são nichos na mesma, mas nichos mais específicos! 😉

    Cumprimentos

  3. Para mim um mau nicho é o que já está mais que explorado e que é dificil alcançar uma posição de topo.
    Por exemplo para mim começar um site ou blog para falar sobre dinheiro neste momento é um mau nicho para escolher.

    Senão é o mesmo que dizer, não há boas nem más escolhas. Se a escolha que fizeste desencadear a 3ª guerra mundial vais dizer “fiz uma escolha menos boa”… 😛

    Mas relativamente aos nichos que aconselhas, já os tentei explorar e posso dizer que Web Design / Programação requerem muito trabalho.
    Enquanto que novas iniciativas em Portugal ficas depressa sem terreno.

    Dou-te o exemplo do naweb2.com que procura promover em parte as novas iniciativas em Portugal e que em Outubro, até este momento dia 27 de Outubro conta com 5 posts.

    Mas quem tiver disponibilidade e vontade o web design é sem dúvida um nicho que precisa de ser explorado em Portugal.

    Alias se alguém quiser criar um blog sobre web design com múltiplos autores com um sistema que permita a todos ganhar dinheiro com os posts que lá escrevem eu não tenho qualquer problema em dar o meu contributo 🙂

  4. Diogo Pinto disse:

    Tens toda a razão Mário, cada um deve escrever sobre aquilo com que se sente à vontade, principalmente. Mas eu continuo a achar que o webdesign é algo não muito falado com regularidade em blogs, e acho que isso poderia ser algo a aproveitar para um webmaster que perceba de tal coisa! 😉

    Um abraço

  5. Paulo Lapa disse:

    eheh o tempo de diferença entre estas respostas e as outras… Mas há assuntos que por mais tempo que tenham nunca perdem o prazo de validade:P e este é um deles. Este artigo veio mesmo a calhar que ando à procura de nicho para o meu blog. Parabéns pelo blog e continuação de um bom trabalho 😉 e desculpe o spam 😛

Comments are closed.