Como aumentar os comentários no seu blog

Um blog sem comentários pode ser extremamente desmotivante para o autor. Isto porque o pode levar a pensar que o seu trabalho não é apreciado ou que não é “lido” por ninguém. Isto leva a que muitos blogs encerrem passado pouco tempo de vida, quando ainda nem mostraram todo o seu potencial aos leitores. Existem técnicas que alguns bloggers admitem praticar, como é o meu caso. 

Termine os seus artigos com uma pergunta

Isto por vezes faz com que os seus leitores acabem por comentar o seu blog, porque muitas vezes se sentem na “necessidade” de exprimir a sua opinião. Não se trata apenas de opinar mas sim apresentar alternativas ao conteúdo apresentado. Esta é uma técnica que poderá ter bons (e muitos) resultados, especialmente em blogs já com um grande número de subscritores e leitores fieis e regulares.

Escreva conteúdo novo e original

Se o fizer, os novos comentadores ao seu blog irão surgir sem grande necessidade de recorrer a outras técnicas. Isto porque o conteúdo novo e diferente atrai muitos visitantes de outros websites e dos motores de busca e muitos irão fazer um comentário, nem que seja a agradecer o seu conteúdo! Esta é uma técnica que apenas requer esforço na altura de escrita de artigo que acaba por compensar bem, não apenas em termos de número de comentários mas também em número de visitas (e consequentemente ganhos).

Comente outros blogs

Comentar outros blogs geralmente leva os seus autores a comentar o seu. Recomendo que não o façam com grandes blogs pois estes geralmente não retribuem os comentários, mas faça-o num conjunto de blogs com pouco tempo de vida. Esta técnica faz com que outros bloggers conheçam o seu trabalho, comentem os seus artigos e até subscrevam o RSS Feed. O “karma” ajuda muito nestes casos!

Lance um concurso

Ao lançar um concurso onde a forma de ganhar pode ser através dos comentários, muitos comentadores irão certamente participar. Uma vez participando, existe uma grande probabilidade de seguirem o seu blog e voltarem a comentar. Ao oferecer algo em troca, mesmo sem ser através do sistema de comentários, os leitores irão querer agradecer, utilizando para isso o sistema de comentários (obtive bastantes comentadores após oferecer a publicidade gratis na barra lateral).

E são estas as minhas técnicas que levam a que obtenha um maior número de comentários no meu blog. Assim posso ver que o meu trabalho é apreciado e que existem pessoas que acabam por ler aquilo que eu escrevo.

E o leitor, que técnicas utiliza para aumentar o número de comentários? Costuma utilizar alguma das listadas em cima?

Comments 4

  1. Hiper disse:

    Tenho atravessado este problema, tenho tentado que o meu blog seja comentado… Mas infelizmente já lá vão 2 meses e apenas 3 comentários, 2 deles de anónimos.

    Tenho pensado seriamente em realizar um concurso/passatempo, mas sinceramente não sei bem o que fazer, ideias aceitam-se. 🙂

  2. Diogo Pinto disse:

    Caro Hiper,

    Com o tempo as coisas acabam por se compor. No ínicio, se o nicho for concorrido, é sempre um pouco complicado alguém começar um bom blog com bastantes comentários. Vá escrevendo sobre aquilo que sabe que eventualmente os comentários aparecem!

    Cumprimentos

  3. Verdade, paciência é fundamental!

Comments are closed.