A importância de realizar backups regulares

A procura de alojamento na internet para iniciar novos projectos tem crescido em exponencial. A têndencia do mercado, com o aumento do mercado é aumentar a oferta. O problema é que os lesados acabam sempre por ser os clientes que podem acabar por pagar um serviço fantasma ou um serviço sem condições algumas. Como tal, temos de ter total confiança na empresa que nos fornece alojamento. Mas a confiança não é tudo. Temos de nos precaver com tudo o que podemos. A melhor maneira é mesmo reforçarmos as medidas de prevenção, realizando backups regulares.

Porquê efectuar um backup regular?

Caso a sua empresa de alojamento sofra algumas eventualidades, tem sempre um pouco de bases para relançar os seus websites. Se os backups forem feitos muito regularmente tanto melhor. Assim o risco de perder informação (que se traduz na perda de visitantes a longo prazo) é muito menor, evitando um grande número de graves consequências.

Com que regularidade devo efectuar um backup?

Isso vai depender do tipo do seu website. Por um lado, temos os websites estáticos: não existe nenhum conteúdo inserido novo, mantendo-se apenas o website criado originalmente. Este tipo de websites não precisa de backups regulares, basta um backup de toda a informação, por cada actualização. Por outro lado existem os websites dinâmicos, actualizados semanalmente, diariamente e até de hora em hora. Nestes websites recomendo um backup semanal ou pelo menos mensal.

Como posso efectuar um backup?

Um backup pode ser efectuado de diversas formas: através de um painel de controlo (plesk, cpanel, etc.) ou através do sistema de FTP. Em sites dinâmicos que recorrem a base de dados sugiro que se realizem os backups através de um painel de controlo. Assim, todos os dados incluindo as bases de dados, são guardados e a perda de informação é nula. Para websites estáticos, um cliente de FTP é suficiente.