A importância de definir metas ao criar um blog

Qualquer blogger, antes de iniciar o seu blog e se expor à blogosfera, pensa naquilo que gostaria de ser. Mas poucos bloggers têm uma visão realista acerca daquilo que se poderão tornar. Para tornar mais fácil aquilo que gostariam de ser é de extrema importância escrever as metas que se pretendem alcançar. Isto não serve apenas para satisfação pessoal quando se vê as metas a serem atingidas, mas sim para podermos gerir o nosso trabalho em função dos nossos objectivos.

Como podem ver neste post, eu também defini as minhas próprias metas e resolvi dar a mostrar ao blog. Faço isto com praticamente todos os blogs que tenho e só descanço quando 50% das metas serem cumpridas. Em baixo deixo algumas dicas importantes a serem utilizadas na definição de metas.

Seja realista

Não queira começar a ganhar milhares de euros com o seu blog e receber milhares de visitas diárias. Comece com a fasquia baixa e vá sempre aumentando à medida que vai cumprindo os seus objectivos. Se não for realista com a definição da sua lista de metas, poderá vir a sofrer grandes desilusões no futuro.

Não desista à primeira

Cumprir um objectivo não é facil e é muito penoso. É uma tarefa que custa a todos os webmasters que se iniciam. Uma maneira de não desistir é oferecer a si mesmo uma recompensa pessoal após cumprir cada objectivo. Essas recompensas podem ser variadas, o que importa é ser criativo!

Não se baseie noutros bloggers

Como já tinha dito, é muito importante ser criativo. Se um blogger que acabou de criar um blog se basear noutros bloggers que já têm um blog há mais tempo, é natural que desmotivem quando vêm que o seu blog não está a evoluir como esperavam. Como já havia dito, seja realista.

Leve tempo a realizar cada item da lista

Não se preocupe em começar logo a realizar os seus objectivos. Se fizer o trabalho certo, os objectivos irão acabar por se realizar. Não por sorte, mas sim por ser fruto do seu trabalho. A realização pessoal é muito importante para o sucesso de um blog, por isso, não queira realizar tudo de uma vez e acabar frustrado com o seu blog.

Todas estas dicas irão ajuda-lo a criar uma lista de objectivos que vai acabar por ser muito importante para o futuro do seu blog!