A importância da escrita em websites

Este artigo foi escrito por Diogo Oliveira (de nickname Diggy) e foi publicidado por mim, pois acho que contém muita e importante informação acerca da importância da escrita em websites e dicas para melhorarmos a nossa escrita. Desde já, o meu obrigado!

Hoje em dia a Internet é um mundo. Cada vez mais internautas desejam ter a sua própria página, partilhar o seu conhecimento, trocar ideias, disponibilizar ajuda, entre muitos outros fins. A preocupação principal parece ser o design, ou seja, o aspecto do portal que estamos a visitar. Mas será que é só este ponto que é importante na opinião dos visitantes?

Acredita-se que o aspecto de uma página é o espelho de quem a gere. O mesmo se passa com o conteúdo escrito, ou seja, a forma como os conteúdos do site são apresentados ao utilizador. Assim sendo, sugiro alguns pontos que acho essenciais para uma boa apresentação escrita de um website ou blog.

Coerência Linguística

Um ponto principal, e em que muitas pessoas falham, é a coerência linguística de um texto. Por vezes aquilo que se escreve não tem nexo, os artigos são erradamente empregados, escrevem-se frases demasiado longas, misturam-se informações, etc. Tudo isto torna o texto bastante confuso, levando o utilizador visitante a cessar a leitura de um artigo.

Uso correcto da pontuação

A pontuação é também um factor muito importante. A pontuação permite criar pausas num texto, assim como isolar ideias. Uma boa forma de testar se a pontuação está bem feita é ler um texto em voz alta e verificar se há dificuldades a nível da respiração, assim como se toda a informação que se quer transmitir é perceptível.

Uso excessivo das vírgulas

Este ponto está relacionado, principalmente, com as frases longas. Muitas vezes há a tendência para criar textos intermináveis usando apenas um ou dois pontos finais. Isto é um erro que nunca se deve cometer, pois o número de vírgulas usadas será enorme e o texto lido em voz alta provocará dificuldades de respiração e percepção ao leitor.

Estrutura do texto

A estrutura do texto é um factor determinante, principalmente em textos grandes. Nunca se deve escrever um artigo com o texto todo seguido, pois dá a ideia de ser algo muito extenso e que se tornará aborrecido de ler. Deve-se deixar uma linha em branco cada vez que nos desviamos de determinado tema. Torna o texto mais bonito e cativa os visitantes. Por outro lado, devemos tentar escrever frases curtas e precisas.

Evitar smilies

De forma a obter um texto profissional e bem apresentável, é muito aconselhável que evitemos totalmente os smilies. Estes dão um aspecto muito pouco formal ao artigo, e isto poderá levar ao desinteresse do leitor.

Estes são os principais conselhos que tenho a dar a todos os webmasters e bloggers. Nunca se esqueçam, aquilo que se escreve é o espelho daquilo que somos.

Agradeço novamente ao Diogo Oliveira, que podem contactar aqui, pelo guest-post e espero que seja do agrado de todos os leitores!

Comments 6

  1. Roberto disse:

    gostei… simples mas diz tudo

  2. Diogo Pinto disse:

    Caro Roberto,
    Obrigado pelo comentário, penso que este texto tem uma excelente qualidade! 😉

    Cumprimentos

  3. Nuno disse:

    Gostei do artigo, mas tenho de fazer a pergunta mais uma vez, quem não tem estas qualidades de escrita, como eu, o que faz, desiste de ter um blog?
    Eu acho que só com os erros posso aprender.

    Cumprimentos

  4. Diogo Pinto disse:

    Caro Nuno,
    Obrigado pelo comentário. Desistir não é opção, de longe! Acho que após a leitura deste artigo deve reflectir e pensar no que acha que está a falhar. Depois é insistir continuamente na correcção desses erros! Com persistência, qualquer pessoa consegue atingir o seu objectivo!

    Cumprimentos!

  5. Olá Diogo,

    Muito bom artigo, acho que nos dias de hoje, em que existe uma concorrência sadia na blogosfera, clocar um toque de emoção e empolgação somado a todas essas técnicas faz realmente toda a diferença.

    Abraços

Comments are closed.