8 simples razões para escolher WordPress

Em quase todos os e-mails que recebo a pedir ajuda na escolha de um CMS (content management script) recomendo, quase sempre, o WordPress. O WordPress para mim, é mais que uma plataforma de blogging, penso que veio revolucionar o modo de criação de websites, sejam eles institucionais, blogs, mini-sites, portais.  Também a nível de SEO o WordPress é uma arma muito potente que pode muito bem ser utilizada, de diversas formas!

[1] É gratuito

Este sistema, para bem de muitos, é totalmente grátis e o suporte não requer custos adicionais. Qualquer pessoa tem acesso a esta plataforma, só precisa é de um servidor para a instalar.

[2] É baseado em PHP, HTML e CSS

Isto faz com que seja mais fácil a costumização por parte do utilizdor comum, que domina pelo menos um pouco destas linguagens. Torna tudo mais fácil a nível de costumização do código e criação deste.

[3] Tem milhares de temas e plugins grátis

Esta é uma grande vantagem, pois além da plataforma ser grátis, também os templates e os plugins (a grande maioria) podem ser encontrados a custo zero. Isto é um ponto a favor que bate logo muitos outros concorrentes a este script.

[4] Comunidades de suporte

Embora seja de fácil instalação e costumização, o WordPress tem uma ampla comunidade de suporte na lingua Portuguesa, o que facilita a procura de ajuda e de documentação acerca de eventuais problemas.

[5] Instalação de plugins e templates

A instalação de plugins é feita em minutos, sendo apenas preciso o acesso via FTP, assim como na instalação de temas. A instalação destes dura em média 5 minutos (excluindo a sua configuração).

[6] Muito optimizável a nível de SEO

Há quem diga que o Google prefere conteúdo de blogs WordPress, mas a verdade é que a estrutura desta plataforma lhe dá um avanço enorme a níveis de optimização para motores de busca em comparação a outras plataformas.

[7] Excelente backoffice

O painel de administração do WordPress é limpo, agradável e simples. O acesso às opções, etc, é explicito ao contrário de outras plataformas como Joomla e Drupal. O painel tem imensas opções muito úteis para o bom funcionamento do blog.

[8] Pode ter várias finalidades

O WordPress pode ser utilizado como criador de blogs, mini-sites, websites institucionais, etc. Já imensos são os websites construídos em sistemas wordpress.

Como pode ver, WordPress é uma excelente plataforma, tendo inúmeras vantagens. O leitor concorda com estas que acabei de enumerar? Se não, porquê?

Comments 3

  1. Paulo Roberto disse:

    E prontos.. e agora é fazer o download, instalar e começar a bloggar 🙂

  2. Celso Azevedo disse:

    Na minha opinião o WordPress é o melhor para fazer blogs. É verdade que dá para fazer sites com o WordPress, mas para quem têm poucos conhecimentos em CSS e HTML como eu, a solução é utilizar outras plataformas para sites e/ou fóruns.
    Na minha opinião utilizaria estes CMS’s:
    -Para Blogs: WordPress;
    -Para Sites: Joomla e/ou Mambo;
    -Para Fóruns: Simple Machines ou o PHPBB.

    Até agora só utilizei o phpBB e o WordPress sendo este ultimo o mais fácil.

    Cumprimentos.

  3. Diogo Pinto disse:

    Caro Paulo,
    Nem mais! Qualquer pessoa o pode fazer, e pode fazê-lo a custo 0!

    Caro Celso,
    Depende de utilizador para utilizador, eu cá prefiro o WordPress para a construção de quase todos os meus websites (excepto foruns). Mas gostos são gostos correcto?!

    Cumprimentos

Comments are closed.